dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

Nas últimas semanas, com a passagem das frentes frias, voltou a chover na região Sul e Sudeste do Brasil, todavia sem maiores comprometimentos para a colheita do milho safrinha, da cana de açúcar e do café mais ao norte do Paraná. A passagem das frentes provocou variações nas temperaturas principalmente nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

Chuvas
As temperaturas da superfície do Oceano Pacífico sugerem que as condições neutras do fenômeno ENOS (El Niño Oscilação Sul) deverão se manter pelo menos até o próximo verão. As atuais condições da atmosfera na estação de inverno indicam que para o mês de setembro há boa probabilidade de ocorrência de chuva para a porção oriental do Tocantins, principalmente na região do Jalapão, bem como para a porção mais ao Sul da região Sudeste do Pará, favorecendo o pasto da pecuária de corte da região.

Há também possibilidade de ocorrência de chuvas acima da média normal para o período para o extremo oeste da região Norte do Mato Grosso. Essas chuvas no final do inverno serão importantes para a recuperação das lavouras de café da região, as quais comumente ao final da colheita encontram-se depauperadas e desnutridas. A ocorrência das chuvas acima da média do período também poderá estimular a brotação de folhas novas e lançamento de botões florais. Nessa situação é prudente para os produtores antecipar as pulverizações com micronutrientes de modo a evitar que as folhas se desenvolvam com deficiências nutricionais.

Para o sertão da Paraíba e todo o estado do Ceará, assim como para a região do Sul e Centro Sul baiano, também há a possibilidade de ocorrência de chuvas acima da média, o que pode comprometer um pouco a colheita do cacau.

Há maior probabilidade de que as chuvas ocorram acima da média para a região do Cerrado conhecida como a "última fronteira agrícola" do país, que engloba o Sul do Maranhão, parte do Sudoeste do Piauí, parte do Oeste da Bahia e a parte Leste do Tocantins, também conhecida como Mapitoba. Também há probabilidade de que as chuvas ocorram acima da média no Noroeste e no litoral do Espírito Santo, assim como no Vale do Mucuri e no extremo Norte do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Por outro lado, na região de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, no Sul de Minas, há probabilidade das chuvas ocorrerem abaixo da média do período, o que para a cafeicultura dessas regiões poderá favorecer a ocorrência de maior desfolhamento das lavouras, as quais já se encontram depauperadas e desnutridas devido ao período de pós-colheita. Com a probabilidade de chuvas abaixo da média do período o produtor deve ficar mais atento à lavoura devido à maior possibilidade de ocorrência de infestação de bicho mineiro, o qual tem sua ocorrência favorecida em períodos mais secos.

Com a possibilidade do período mais seco deve-se evitar a capina em lavouras com presença de mato, pois essa prática movimenta o solo sob a copa do cafeeiro podendo depauperar mais as lavouras de café, devendo assim o cafeicultor dar preferência pela roçada.

No Sudoeste do Mato Grosso do Sul, no Oeste Catarinense e no estado do Paraná, exceto para a região Metropolitana de Curitiba, as chuvas deverão ocorrer abaixo da média normal do período, favorecendo a colheita do milho safrinha.

Temperatura
Com relação à temperatura, o mês de setembro apresenta probabilidade de que fiquem acima da média em todo o estado de Minas Gerais, sendo que em Januária, no Norte de Minas, e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri as temperaturas deverão ser mais elevadas. Também na faixa litorânea que vai desde Linhares, no litoral Norte do Espírito Santo, até Ilhéus, no Sul da Bahia e em todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, também deverão apresentar temperaturas mais elevadas do que o normal para o período, o que também deverá ocorrer nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com exceção da região do litoral neste último.

A análise e o prognóstico climático aqui apresentado foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente naqueles atuantes na América do Sul, e são de caráter experimental. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA, Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade - IRI, Met Office Hadley Centre, Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo - ECMWF, pelo Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e dados climáticos do INMET/INPE. A informação é disponibilizada ao público em geral, porém nenhuma garantia implícita ou explícita é dada pela EPAMIG, a qual não se responsabiliza pelo uso indevido, por parte de terceiros, das informações aqui disponibilizadas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Clima
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada